Burnout materno
- Vanja B Fonseca
- 22 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

O burnout materno é um estado de exaustão física e psicológica que afeta mães que tentam equilibrar as responsabilidades do cuidado com os filhos, a carreira e outras obrigações. As mães que sofrem deste problema, podem sentir-se desvalorizadas, inúteis, sobrecarregadas e emocionalmente exaustas. O burnout materno pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Os sintomas podem variar entre as mães, mas geralmente incluem:
- Esgotamento físico e emocional
- Sentimento de sobrecarga e exaustão constante
- Sensação de falta de realização ou de não ser capaz de atingir metas pessoais e profissionais
- Diminuição da capacidade de concentração e atenção
- Hipersensibilidade emocional e irritabilidade
- Insônia ou dificuldade para dormir
- Ansiedade e depressão
- Baixa autoestima e autoconfiança
- Sentimento de isolamento e solidão
- Dificuldades de relacionamento com o parceiro e com os filhos
Para tratar o burnout materno, é importante que a mãe tire um tempo para si mesma, faça atividades relaxantes, como meditação ou yoga, e encontre maneiras de reduzir o estresse. A mãe deve também trabalhar para estabelecer limites saudáveis e aprender a delegar tarefas e pedir ajuda quando necessário. É imprescindível buscar aconselhamento de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para ajudar a lidar com o burnout materno e desenvolver técnicas de enfrentamento saudáveis.
Se você estiver apresentando alguns desses sintomas, é importante buscar ajuda profissional para trabalhar na prevenção ou no tratamento da exaustão materna.
.


Comentários